sexta-feira, 7 de março de 2014

HONDA - Historia das Marcas

No início do século XX, o menino Soichiro se encantava com os carros que passavam em sua rua, época em que o Japão se abriu para o capital e tecnologia estrangeira. Ainda em sua cidade, Hamamatsu, aos 8 anos construiu a sua primeira bicicleta, projeto aprimorado aos 13 anos.



Soichiro Honda começou a trabalhar na sucursal do Ateliê Técnico Art Shokai, no qual se tornou sócio. Sua pequena fábrica foi destruída em 1945, depois de um período de estudos funda a Honda Technical Research Institute.



O seu primeiro projeto foi a fabricação de um motor simples e leve a ser instalado em qualquer bicicleta, logo produz o modelo de motor “A”. Em setembro de 1948, funda a Honda Motor Co. Ltda, e em 1949 fabrica a primeira motoneta Honda, o modelo “Dream D. de 98 cc.

Em 1961, a Honda para se projetar no exterior participa de corridas no Reino Unido, no Tourist Trophy da ilha de Mann, na categoria 125 cc e 250 cc. Em 1963, lança o modelo de caminhão leve T360 e o carro esportivo S500.

Em 1971, é inaugurada a Honda Brasil, no bairro de Pompéia, cidade de São Paulo. Neste mesmo ano foram lançadas as motos CB500 Four. Foi com motores Honda que Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título na equipe Mclaren, em 1988.

A Honda está no Brasil há mais de 35 anos, buscando produzir com qualidade e alto nível tecnológico, em 2008 recebeu dois prêmios na pesquisa Top Of Mind Rural nas categorias Roçadeira e Motobomba, ou seja, além de brilhar nas pistas e encantar as ruas, os produtos Honda são ferramentas primordiais no trabalho do cidadão brasileiro.


Em 26 de outubro de 1971 começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda., responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

Em 1974, a Honda adquiriu um terreno de 1 milhão e 700 mil metros quadrados em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, para instalar a fábrica de motocicletas. Um ano depois, o governo vetou a importação de motocicletas, o que forçou a Honda a antecipar seu projeto e construír sua fábrica em Manaus. A grande vantagem desta fábrica é a localização na Zona Franca, permitindo importar componentes do Japão com preço competitivo.

Tendo Pelé como garoto-propaganda, começa em setembro de 1976 a produção da Honda CG125, moto urbana de mecanica simples. Em 1977, eram fabricadas 34 mil motocicletas no mercado brasileiro e a Honda já respondia por 79% deste total.
Em 1981 foi produzida na fábrica de Manaus a primeira motocicleta a álcool do mundo, uma CG 125.

Hoje a Honda já é lider de 80,6% do mercado nacional, segundo a ABRACICLO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...